sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Os números do holocausto animal


Acabei de ler um artigo muito bom, escrito por Rafael Bán Jacobsen, no Vista-se. Ano novo, velhos números foi escrito como uma mensagem de alerta, para todos nós vegetarianos e veganos: devemos redobrar nossas forças, nesse novo ano que se inicia, para fazer com que o debate sobre direitos animais cresça e alcance uma parcela maior da sociedade. Somente através da informação, divulgando o que acontece nos matadouros e o sofrimento que é imposto aos animais, conseguiremos reverter esses números.

Em seu artigo, Rafael baseou-se em estatísticas da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), do ano de 2003, apresentadas pelo Secretariado da União Vegetariana Europeia, sobre o número de animais mortos no mundo, para consumo humano, durante aquele ano. Os números foram estabelecidos a partir de relatórios provenientes de mais de 210 países, lembrando que alguns países e territórios não fornecem dados. Chegou-se a impressionante marca de 50 bilhões, 2 milhões a cada vinte minutos.

Rafael também descreve a impressão do romancista russo Leon Tolstói, quando passou pela experiência de visitar um matadouro:

Não existe mau cheiro, som, monstruosidade aos quais o homem não consiga se acostumar a ponto de deixar de ver, escutar e cheirar a aparência, o som e o odor do mal.

Ele, ainda, faz comparações com os números de vítimas da guerra, da AIDS, de acidentes no trânsito em um único feriado. E chega à conclusão que o morticínio animal é matematicamente incomparável.

Não deixem de ler. É, realmente, imperdível. E, se possível, deixem seus comentários.

Ano novo, velhos números
em
http://vista-se.com.br/site/ano-novo-velhos-numeros#comment-8479

Um comentário:

  1. Muito bom esse seu blog , curti o assunto
    Quando tiver um tempo entre no meu blog tb: http://oqueelesqueremdizer.blogspot.com/

    Dá uma força estou começando agora

    ResponderExcluir