quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Amigos abandonados



Li, recentemente, um texto bem interessante no Jornal on line da Rede Bichos, intitulado "Os amigos abandonados", extraído de uma matéria, de mesmo nome, na revista Veja ( http://veja.abril.com.br/200110/amigos-abandonados-p-100.shtml ).

No verão, quase dobra a quantidade de cães brasileiros que vão parar nos abrigos ou nas ruas porque seus donos não os querem mais.

Eis um trecho da matéria:

"Assim como agosto é chamado o mês do cachorro louco, o verão é a estação do cachorro abandonado. Muita gente viaja, não tem onde deixar o bicho e prefere abrir mão dele. A Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa), que abriga 8 000 cães e gatos no Rio de Janeiro, costuma acolher em média quarenta animais abandonados por dia – no verão, o número sobe para sessenta. Calcula-se que haja no planeta 250 milhões de cães domésticos, 32 milhões deles no Brasil – a segunda maior população canina do mundo, atrás apenas da dos Estados Unidos. Além das férias, entre os motivos mais frequentes que levam muitos donos de cachorros a abandoná-los estão a mudança da família para uma casa menor, a perturbação causada pelos latidos e o desconhecimento do trabalho que dá criar um animal".

Além de falar das consequências causadas aos animais devido o abandono, a matéria relata o trabalho de entidades de proteção que recolhem esse animais e procuram destiná-los a novos lares. Descreve, também, o trabalho de pessoas que aderiram à causa e lutam pela vida dos animais, heroicamente, como é o caso da atriz Betty Gofman e do biólogo Lito Fernandez.

Por fim, cita um fator que colabora para elevar o número de cães abandonados: de tempos em tempos, torna-se moda possuir um animal de determinada raça.



Leiam a matéria completa em: http://redebichos.ning.com/group/jornalonlineredebichos/forum/topics/os-amigos-abandonados

Fonte: Rede Bichos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário