quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Mensagem para um novo ano e uma nova atitude

Para escrever essa mensagem, procurei inspiração nos ensinamentos de Buda. Não que eu seja budista. Foi a frase da semana que me trouxe essa idéia.

Deixando de lado as considerações teológicas ou estudo das ciências divinas, Siddhartha Gautama, o Buda, foi um homem à frente de seu tempo. Esse pequeno trecho abaixo, extraído do site Saindo da Matrix, mostra-nos um pouco da índole do Venerável Monge:
Mas o espírito de Siddhartha era inquieto e pesquisador. Ele era dotado de uma inteligência aguda e de uma hipersensibilidade. Refletia sobre o significado da vida e do mundo, procurando a verdade por trás das coisas.

Como se vê, Buda foi um contestador. Apesar de sua condição nobre, que lhe permitia ser indeferente ao que ocorria em seu redor, quis conhecer a realidade da vida.
Ele refletiu que os ignorantes, embora fadados a ficarem velhos, doentes e morrerem, desprezam e abominam aqueles que estão passando por esta situação. Se todos nós passaremos por tudo isso, não é correto que tenhamos repulsa ou desprezo pela velhice, pela doença ou morte de outrem. Quando passou a pensar desse modo, desapareceu de Siddhartha todo o orgulho que sentia pela sua juventude, saúde e vida.

Muito bela e interessante a história de Buda. Dela podemos extrair boas lições. Mas o que pretendo com essa citação é mostrar a importância que tem a reflexão filosófica em nossa vida. Só através dela conseguimos criar uma consciência crítica.

Como o buda, deveríamos também indagar: "O que leva os homens a matar animais para comer, sabendo-se que hoje é possível uma alimentação saudável, sem o consumo de carne? É correto o que os homens fazem aos animais, explorando-os como mercadoria, retirando deles a pele, o couro, os dentes, a gordura, o sangue? É correto utilizá-los em testes laboratoriais? É correto utilizá-los em espetáculos artísticos? Mantê-los aprisionados em jaulas por toda a vida?

Essas e muitas outras questões devem ser feitas. E ao encontrarmos as suas respostas, verificarmos se estas estão de acordo com nossa moral, com nossos valores.

Espero que 2010 seja um ano de muita meditação. Meditemos como Siddhartha e procuremos respostas que sejam conformes à razão e à justiça.
Apenas uma coisa os animais esperam de nós: serem tratados com respeito.

Um bom Natal e Feliz 2010 a todos!


Para ler mais sobre Buda:


2 comentários:

  1. Gostei mt deste seu texto.. tb não sou budista mas aprecio mt a filosofia de Buda.



    Desejos de um 2010 pleno de PAZ!!!


    Namastê!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Malu!
    Muita paz para vc tb em 2010!!

    ResponderExcluir