segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Devo cruzar meu cão ou minha cadela?


Artigo muito bom que foi publicado no site GuiaVegano, por Dieter Gogarten. Destaco alguns trechos:
"Será que todos os filhotes encontrarão lares bons e permanentes? Estatísticas dos Estados Unidos falam que a cada hora nascem cerca de 2500 filhotes e 450 seres humanos. Portanto, desde o nascimento, só um em cada quatro filhotes terá chances de encontrar um bom lar. Encontrar um lar permanente é ainda mais difícil: somente um em cada 10 cães permanecem com seus donos originais por toda a sua vida. Cinco trocarão de dono antes de completar um ano de vida. E o saldo terminará em abrigos, abandonados ou indesejados. Mesmo que seu cão seja um cão de raça caro, seus filhotes estão sujeitos às mesmas estatísticas".
"Parece que ter uma só ninhada não terá grande efeito sobre a população canina em geral ­mas, se sua cadela tiver uma só ninhada de quatro filhotes e cada filhote produzir mais quatro filhotes, em 7 anos teremos 4.000 descendentes"!
"Não existe fundamento na sabedoria popular que diz que cães devem cruzar ao menos uma vez antes de ser castrados. Se algum veterinário der esse conselho, tenha certeza de que ele está atrasado no tempo. Pesquisas demonstram que castrar cães ainda filhotes não causa nenhum efeito negativo. Castrar uma fêmea antes do primeiro cio pode prevenir alguns tipos de câncer e infecções urinárias sérias. E castrar um macho não tira sua masculinidade. Muito pelo contrário, esse macho se tornará um animal mais fácil de ser treinado e possibilitará que ele canalize sua energia para atividades mais construtivas".


Um comentário:

  1. Ando pensando muito sobre este tema e acho que estou chegando a conclusão que não tem porque cruzarmos os nossos cães se não vamos cuidar e nos responsabilizar pelos filhotes. Existem muitos cachorros abandonados, sem lar, é melhor incentivarmos as campanhas de adoção, do que colocar mais bichinhos no mundo para ajudar a aumentar as estatisticas de cães sem lar e família.

    ResponderExcluir