segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Prós e contras

Um dos objetivos desse blog é discutir quais os motivos, e também as vantagens (e desvantagens), que levam uma pessoa a se tornar vegana. Como foi dito no post anterior, veganismo não é somente uma dieta. É uma filosofia de vida motivada por convicções éticas. Sobre a questão ética, falaremos em momento oportuno. Por agora, quero falar um pouco das vantagens que se obtêm ao optarmos por uma filosofia vegana, em especial sobre os benefícios à saúde.
É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem que uma dieta vegetariana não é suficiente para suprir os nutrientes que o nosso corpo necessita. Ou seja, que o homem precisa incluir carne em sua alimentação, para não correr riscos de desenvolver nenhum tipo de patologia.
Hoje já se sabe que isto não é verdade. Mais uma vez lembrando o post anterior: as pessoas julgam antes, para se informar depois.
Claro que, como qualquer outra dieta, a vegetariana requer alguns cuidados. A alimentação tem que ser balanceada e conter todas as substâncias (vitaminas, minerais, gorduras, etc.) que o organismo carece para manter o equilíbrio. Por acaso, com a dieta onívora não acontece o mesmo?
Para tornar esse argumento mais sólido, citarei algumas matérias que estão disponíveis na internet.
Associação Dietética Americana passa a indicar a dieta vegetariana na prevenção de doenças. “Seguir uma dieta vegetariana pode ser uma boa maneira de diminuir o risco de doenças crônicas como diabetes, obesidade, hipertensão e câncer. Segundo os nutricionistas da ADA, não há dúvidas de que uma dieta vegetariana bem planejada é uma opção saudável para crianças, adolescentes e adultos. As dietas vegetarianas são eficazes em todas as fases da vida, incluindo na gravidez, na lactação, na primeira infância, na adolescência e para atletas”. (fonte Vista-se)
Outra matéria que eu indico está no blog Maternas Vegetarianas: Vegetariano é saudável? É um texto simples e agradável, bem escrito, que responde, em síntese, muitas perguntas que os que não conhecem o assunto se fazem.
Além dessas, há muitas outras que podemos encontrar. No Guia Vegano (veja na seção links) há uma especial sobre a vitamina B12. Vale a pena conferir.

Para ler as matérias indicadas, seguem os links abaixo:

http://vista-se.com.br/site/associacao-dietetica-americana-passa-a-indicar-a-dieta-vegetariana-na-prevencao-de-doencas

http://maternavegetarianas.blogspot.com/2009/08/vegetariano-e-saudavel.html

http://www.guiavegano.com.br/vegan/nutricao/tudo-ou-quase-tudo-sobre-a-vitamina-b12-cobalamina

Nenhum comentário:

Postar um comentário