segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sobre o veganismo

Segundo a Wikipédia – A enciclopédia livre, o termo inglês vegan (pronuncia-se vígan) foi criado em 1944, em uma reunião organizada por Donald Watson (1910-2005), envolvendo 6 pessoas. Após desfiliarem-se da The Vegetarian Society, por diferenças ideológicas, decidiram criar uma nova sociedade, a The Vegan Society, e adotar um novo termo para definir os integrantes desta nova sociedade.
O termo vegan trata-se de uma corruptela da palavra "vegetarian", em que se consideram as 3 primeiras letras e as 2 últimas para formar a palavra. Em português, consideram-se as três primeiras e as três últimas letras da palavra vegetariano, para formar o termo vegano. Tem sido usado também o termo veganista para se referir aos adeptos do veganismo.
O dia 1.º de novembro é marcado pelo Dia Mundial Vegano ("World Vegan Day"), que é comemorado desde 1994, quando a The Vegan Society, da Inglaterra, comemorou cinqüenta anos de criação. Em 2004, o evento marcou o 60.º aniversário da sociedade e o 10.º aniversário do feriado.
Os veganos boicotam qualquer produto de origem animal (alimentar ou não), além de produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufatura.
Muito importante distanciar a ideologia vegana da dieta vegetariana. Veganismo não é dieta, mas sim uma ideologia baseada nos direitos animais e que luta pela inclusão destes na sociedade. É uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas.
Essas e outras informações você encontra no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Veganismo . Além disso, com um pouco de boa vontade e uma busca rápida nas páginas da internet, encontram-se muitos outros sites e blogs que trazem informações, artigos, vídeos, fotos, receitas e notícias sobre os assuntos vegetarianismo e veganismo. Podemos destacar a ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais, o Vista-se, o Guia Vegano, o Sac Vegano, o Veddas, o VegVida, a SBV, o Gato Negro, entre outros. Na seção de links estão relacionados alguns deles.
Para se fazer qualquer julgamento, é preciso, antes de tudo, estar informado. Vale a pena dar uma pesquisada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário