segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Devo cruzar meu cão ou minha cadela?


Artigo muito bom que foi publicado no site GuiaVegano, por Dieter Gogarten. Destaco alguns trechos:
"Será que todos os filhotes encontrarão lares bons e permanentes? Estatísticas dos Estados Unidos falam que a cada hora nascem cerca de 2500 filhotes e 450 seres humanos. Portanto, desde o nascimento, só um em cada quatro filhotes terá chances de encontrar um bom lar. Encontrar um lar permanente é ainda mais difícil: somente um em cada 10 cães permanecem com seus donos originais por toda a sua vida. Cinco trocarão de dono antes de completar um ano de vida. E o saldo terminará em abrigos, abandonados ou indesejados. Mesmo que seu cão seja um cão de raça caro, seus filhotes estão sujeitos às mesmas estatísticas".
"Parece que ter uma só ninhada não terá grande efeito sobre a população canina em geral ­mas, se sua cadela tiver uma só ninhada de quatro filhotes e cada filhote produzir mais quatro filhotes, em 7 anos teremos 4.000 descendentes"!
"Não existe fundamento na sabedoria popular que diz que cães devem cruzar ao menos uma vez antes de ser castrados. Se algum veterinário der esse conselho, tenha certeza de que ele está atrasado no tempo. Pesquisas demonstram que castrar cães ainda filhotes não causa nenhum efeito negativo. Castrar uma fêmea antes do primeiro cio pode prevenir alguns tipos de câncer e infecções urinárias sérias. E castrar um macho não tira sua masculinidade. Muito pelo contrário, esse macho se tornará um animal mais fácil de ser treinado e possibilitará que ele canalize sua energia para atividades mais construtivas".


Semana Vegetariana Mundial

De 01 a 07 de outubro de 2009 irá decorrer a Semana Vegetariana Mundial. Inúmeras organizações, espalhadas por vários países, juntam-se a este movimento para promover um estilo de vida mais saudável, mais humano e ambientalmente sustentável. Você está também convidado a participar!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Segunda Sem Carne


No dia 03 de outubro, será lançada no Parque Ibirapuera, em São Paulo, a campanha Segunda sem Carne. A iniciativa é da Sociedade Vegetariana Brasileira em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.
Saiba mais em http://www.svb.org.br/segundasemcarne/

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Livros sobre veganismo



Sobre o veganismo, foi lançado recentemente o livro "Seja Vegano", do autor Wilson Grassi. O autor é veterinário e também é membro da Sociedade Vegetariana Brasileira.
Giz Editorial, 110 páginas, R$ 30,00.



No site Gato Negro (veja seção links), pode-se baixar o Guia Primeiros Passos para o Veganismo.

Prós e contras

Um dos objetivos desse blog é discutir quais os motivos, e também as vantagens (e desvantagens), que levam uma pessoa a se tornar vegana. Como foi dito no post anterior, veganismo não é somente uma dieta. É uma filosofia de vida motivada por convicções éticas. Sobre a questão ética, falaremos em momento oportuno. Por agora, quero falar um pouco das vantagens que se obtêm ao optarmos por uma filosofia vegana, em especial sobre os benefícios à saúde.
É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem que uma dieta vegetariana não é suficiente para suprir os nutrientes que o nosso corpo necessita. Ou seja, que o homem precisa incluir carne em sua alimentação, para não correr riscos de desenvolver nenhum tipo de patologia.
Hoje já se sabe que isto não é verdade. Mais uma vez lembrando o post anterior: as pessoas julgam antes, para se informar depois.
Claro que, como qualquer outra dieta, a vegetariana requer alguns cuidados. A alimentação tem que ser balanceada e conter todas as substâncias (vitaminas, minerais, gorduras, etc.) que o organismo carece para manter o equilíbrio. Por acaso, com a dieta onívora não acontece o mesmo?
Para tornar esse argumento mais sólido, citarei algumas matérias que estão disponíveis na internet.
Associação Dietética Americana passa a indicar a dieta vegetariana na prevenção de doenças. “Seguir uma dieta vegetariana pode ser uma boa maneira de diminuir o risco de doenças crônicas como diabetes, obesidade, hipertensão e câncer. Segundo os nutricionistas da ADA, não há dúvidas de que uma dieta vegetariana bem planejada é uma opção saudável para crianças, adolescentes e adultos. As dietas vegetarianas são eficazes em todas as fases da vida, incluindo na gravidez, na lactação, na primeira infância, na adolescência e para atletas”. (fonte Vista-se)
Outra matéria que eu indico está no blog Maternas Vegetarianas: Vegetariano é saudável? É um texto simples e agradável, bem escrito, que responde, em síntese, muitas perguntas que os que não conhecem o assunto se fazem.
Além dessas, há muitas outras que podemos encontrar. No Guia Vegano (veja na seção links) há uma especial sobre a vitamina B12. Vale a pena conferir.

Para ler as matérias indicadas, seguem os links abaixo:

http://vista-se.com.br/site/associacao-dietetica-americana-passa-a-indicar-a-dieta-vegetariana-na-prevencao-de-doencas

http://maternavegetarianas.blogspot.com/2009/08/vegetariano-e-saudavel.html

http://www.guiavegano.com.br/vegan/nutricao/tudo-ou-quase-tudo-sobre-a-vitamina-b12-cobalamina

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sobre o veganismo

Segundo a Wikipédia – A enciclopédia livre, o termo inglês vegan (pronuncia-se vígan) foi criado em 1944, em uma reunião organizada por Donald Watson (1910-2005), envolvendo 6 pessoas. Após desfiliarem-se da The Vegetarian Society, por diferenças ideológicas, decidiram criar uma nova sociedade, a The Vegan Society, e adotar um novo termo para definir os integrantes desta nova sociedade.
O termo vegan trata-se de uma corruptela da palavra "vegetarian", em que se consideram as 3 primeiras letras e as 2 últimas para formar a palavra. Em português, consideram-se as três primeiras e as três últimas letras da palavra vegetariano, para formar o termo vegano. Tem sido usado também o termo veganista para se referir aos adeptos do veganismo.
O dia 1.º de novembro é marcado pelo Dia Mundial Vegano ("World Vegan Day"), que é comemorado desde 1994, quando a The Vegan Society, da Inglaterra, comemorou cinqüenta anos de criação. Em 2004, o evento marcou o 60.º aniversário da sociedade e o 10.º aniversário do feriado.
Os veganos boicotam qualquer produto de origem animal (alimentar ou não), além de produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufatura.
Muito importante distanciar a ideologia vegana da dieta vegetariana. Veganismo não é dieta, mas sim uma ideologia baseada nos direitos animais e que luta pela inclusão destes na sociedade. É uma filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas.
Essas e outras informações você encontra no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Veganismo . Além disso, com um pouco de boa vontade e uma busca rápida nas páginas da internet, encontram-se muitos outros sites e blogs que trazem informações, artigos, vídeos, fotos, receitas e notícias sobre os assuntos vegetarianismo e veganismo. Podemos destacar a ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais, o Vista-se, o Guia Vegano, o Sac Vegano, o Veddas, o VegVida, a SBV, o Gato Negro, entre outros. Na seção de links estão relacionados alguns deles.
Para se fazer qualquer julgamento, é preciso, antes de tudo, estar informado. Vale a pena dar uma pesquisada.