quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A indústria por trás dos "testes"


Após o resgate dos cães do Instituto Royal, o debate sobre testes e pesquisas com animais ganhou espaço nas rodas de discussão. Alguns sites ( IG e R7 ) promovem enquetes, para saber a opinião dos leitores: você é a favor ou contra?
Antes de tomar algum partido, recomendo a leitura de um artigo muito interessante da Doutora em Teoria Política e Filosofia Moral Sônia T. Felipe, que trás alguns números e mostra os interesses da indústria existente por trás destas "práticas científicas".
Abaixo, transcrevo um trecho do artigo.
Leia o artigo completo em Olhar Animal 
Foto: cuide bem do meio ambiente
"A pesquisa com animais vivos "beneficia interesses humanos": o preço de um camundongo geneticamente modificado, para citar apenas uma espécie usada na vivissecção, pode variar de U$ 100,00 a U$ 15.000,00 dólares a unidade. Os utensílios para o devido manejo de um animal desses não são oferecidos por preços camaradas. Um aparelho para matar, de forma "humanitária", animais usados na pesquisa, desativando-lhes as enzimas cerebrais, custa algo em torno de U$ 70.000,00 a unidade. Aparelhos para conter ratos, cães, gatos e macacos, podem custar entre U$ 4.500,00 a U$ 8.500,00 a unidade. Os "produtores" de animais também são parte desta cadeia que forma a "dependência da ciência em relação à vivisseccção", sem a qual ela não pode sobreviver hoje, e à qual a vida e a saúde humana estão algemadas. 
Em 1999, relatam Greek & Greek, a venda de camundongos nos Estados Unidos alcançou 200 milhões de dólares. A de outros animais chegou a 140 milhões de dólares. Mas, os "benefícios humanos" aos quais os vivisseccionistas se referem em sua defesa pública da regulamentação da vivissecção no Brasil, não se restringem apenas ao que os empresários produtores de animais e fabricantes de aparelhos para contê-los nos biotérios e laboratórios faturam. Também os editores das revistas, jornais e livros são parte desta comunidade humana "beneficiada" pela vivissecção. E, finalmente, o benefício humano mais espetacular está no faturamento da indústria química e farmacêutica, uma cadeia de negócios ao qual estão atreladas todas as farmácias ao redor do planeta e todas as pessoas que compram medicamentos alopáticos na esperança de cura ou alívio de seus males, e alimentos processados, cujos componentes levaram os animais a sofrerem o Draize Test e o LD 50."

Nenhum comentário:

Postar um comentário