quinta-feira, 15 de abril de 2010

Verde Tiras

Tomei a liberdade de postar aqui uma "tirinha" do site Verde Tiras.
Para quem não conhece, o VerdeTiras é, como diz o seu próprio criador Sérgio Antônio Ulber, "mais um blog de tirinhas". Na descrição do site, Sérgio diz que as primeiras tiras foram criadas baseadas na obra Assim Falou Zaratustra, de F. W. Nietzsche, enquanto concluía os compromissos acadêmicos, no final de 2008. A proposta era adequar a linguagem usada pelo filósofo para uma forma contemporânea de expressão, sugerir uma interpretação e aplicá-la em pontos de ônibus. O objetivo disso era incentivar a leitura e o conhecimento popular das obras de renomados autores, criar uma intervenção urbana e utilizar uma mídia alternativa para fugir das tradicionais publicações em livros, revistas, jornais e sites. Por motivos financeiros, o projeto não pode ser completamente executado. Então, em maio de 2009, foi criado, gratuitamente, o blog VerdeTiras (verdetiras.blogspot.com). Nessa época, as tiras começavam a ser influenciadas, principalmente, por Quino (Mafalda), Schulz (Peanuts) e o já mencionado Nietzsche. Em novembro de 2009, o blog foi “fechado para reformas” e permaneceu assim até fevereiro de 2010. Atualmente a LAPIS Comunicação e Cultura é a principal apoiadora do VerdeTiras.
Lendo algumas das tirinhas, encontrei essa abaixo que não pude deixar de indicar. Bem sacado pelo Sérgio! Todo vegetariano conhece a velha pergunta "retórica": Se tu não come carne, tu come o quê? Dá-lhe Chico!!


terça-feira, 13 de abril de 2010

Publicidade engajada

Recebi, hoje, um e-mail que achei muito legal. De um jeito inteligente, campanhas de concientização são elaboradas para que a mensagem cause um maior "impacto" no receptor.
Algumas imagens são surreais, mas revelam que certas atitudes e comportamentos insensatos, ou a falta de ações dignas, causam consequências danosas a outros seres, à sociedade e ao planeta.
Que a "redentora" informação possa contribuir para colocarmos um fim nessas situações e construirmos um mundo melhor.



segunda-feira, 5 de abril de 2010

atave - a avicultura escancarada

Um vídeo já bem conhecido e difundido nos sites e blogs veg(etari)anos. Quando a informação é boa, não podemos deixá-la cair no esquecimento. Por isso, quis postá-lo (o vídeo) aqui.
É um curta-metragem que mostra a realidade da produção de carne e ovos de galinha. Todas as imagens são de estabelecimentos de Pernambuco e foram capturadas entre dezembro de 2008 e fevereiro de 2009.
O documentário foi selecionado para exibição no festival Comunicurtas (PB) e obteve o segundo lugar na 1.ª Mostra Internacional de Cinema Pelos Direitos dos Animais (PR).
Já escrevi sobre isso, mas quero ressaltar, novamente, a importância em saber como são produzidos os alimentos que consumimos.
Para refletir, antes de ir ao mercado e comprar um frango congelado, ou assado, ou frito à passarinho, ou uma "coxinha" na lanchonete, ou um McChicken no McDonald's. Isso vale, também, para ovos e todos os produtos que contém esse ingrediente.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=o0L6pz2KhIg