quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Os cães são naturalmente veganos?

Como disse no artigo anterior, O jeito de ser vegano, a alimentação de nossos animais domésticos, principalmente cães e gatos, é assunto que merece atenção especial e deve ser pensado sob a perspectiva vegana.
Como foi visto no fórum aberto para discussão do tema "Uma pessoa que compra carne ou ração com carne para seus tutelados pode-se considerar vegana?", existem muitas dúvidas entre veganos sobre qual a ração ideal que deve ser dada aos animais tutelados.
Contudo, a pergunta que deve ser feita, primeiramente, é: o uso de rações veganas é correto?
Para responder essa questão vamos, antes, relembrar um vídeo que é muito divulgado entre as comunidades vegana e vegetariana, que inicia com a questão "Os humanos são naturalmente carnívoros?".
O filme começa a analisar a questão e propõe que observemos dentes e mandíbulas. Afirma que os carnívoros tem mais caninos que molares e que sua mandíbula é mais alongada e pontuda. E contínua apontando as diversas diferenças entre carnívoros e herbívoros para mostrar que os humanos são, por natureza, herbívoros.
Usando das mesmas observações feitas no filme, não é preciso ser muito inteligente para notar que cães e gatos são, por natureza, carnívoros.
Segundo a Wikipédia - A enciclopédia livre -, é quase certo que o cão originou-se do lobo cinzento ou de outra espécie de Canis lupus. De acordo com a classificação científica, o cão pertence à ordem dos carnívoros. Há uma teoria que os primeiros cães domésticos surgiram há 10.000 anos.
Já o gato, também pertencente à ordem carnívora, é uma adaptação evolutiva do gato selvagem. Os sinais mais antigos de associação entre homens e gatos datam de 9.500 anos.
Parece-me um contra-senso tentar impor a cães e gatos, ou a qualquer outro animal carnívoro que se mantenha tutelado, uma dieta à base de ração vegetal. Nós, que lutamos pelos direitos dos animais, não deveríamos impor um comportamento que não é habitual do animal.
Alguns poderiam dizer que as espécies domesticadas são diferentes das selvagens. Que, após 10.000 anos, elas já adquiriram hábitos e alimentação próprios.
Pode ser verdade. Mas, o fato é que eles ainda tem mais caninos (enormes, por sinal) que molares e suas mandíbulas continuam alongadas e pontudas. E não estão nem aí para a filosofia vegana. No primeiro descuido, lá estão eles saboreando um osso que foi encontrado durante o passeio diário.
Todos os animais que são domesticados, e passam a viver em convívio com homem, alteram, de certa forma, suas características. Sofrem uma mutação forçada. Uma violência contra o seu estado natural.
Não é que eu não goste de animais por perto. Pelo contrário. Em nossa casa temos uma golden retriver, de nome Vitória, que é o ser mais dócil que conheci. Faz a alegria de todos que convivem com ela. Porém, às vezes, fico me perguntando se ela não seria mais feliz se vivesse juntamente com outros de sua espécie, livres, correndo, caçando, em bando. Não teria a comida fácil, médico quando precisasse, brinquedos e petiscos, de vez em quando. Por outro lado, também não teria stress, ansiedade, problemas comportamentais e psicológicos dos cães modernos.
Talvez a humanização que impomos aos animais traga mais problemas que benefícios.
A verdade é que, num mundo totalmente vegano, se isso não for uma utopia, ou todos os animais domésticos seriam veganos, ou todos os animais domésticos não seriam carnívoros, ou não teríamos animais domésticos.
A última opção parece-me a mais correta.
O cão, finalmente, seria recompensado por ter sido o melhor amigo do homem por milhares de anos.
E o gato não precisaria ter sete vidas. Uma só já lhe deixaria contente.

Para quem não assistiu ao vídeo

sábado, 24 de outubro de 2009

A indústria do mal

Para quem ainda tem dúvida do mal que a indústria leiteira causa aos animais, eis mais uma prova do descaso dos criadores. Matéria exibida no site Globo.com mostra um caminhão, com capacidade para 80 bezerros, transportando 181. Devido às péssimas condições de transporte, 39 animais morreram e, ao final da reportagem, a jornalista informa que o restante será sacrificado.
Esse é só um pequeno exemplo do que ocorre com os milhões de animais bovinos que existem, hoje, no mundo.
Olhe bem para eles. Veja que são filhotes. É possível se identificar a expressão inocente no olhar deles.
Sempre que você tomar um copo de leite ou comer algum dos seus derivados, pense sobre isto.
Você pode mudar essa situação.
Fonte: Vista-se

Guia Brasil Vegano


Mais uma ferramenta foi disponibilizada para a comunidade vegana. Elaborado pelo Vista-se, o guia indica locais para comer ou comprar roupas e acessórios. Traz, também, pequenos reviews - análises e dicas específicas para cada estabelecimento. Há, também, estabelecimentos ovo-lacto-vegetarianos e até onívoros, desde que estes atendam bem e dêem boas opções para os veganos.
Você também pode usar o BrasilVegano através do GPS e Google Earth (veja vídeo abaixo). Mais informações http://vista-se.com.br/site/brasil-vegano-gps-e-google-earth
Não deixe de acessar http://www.brasilvegano.com.br/


terça-feira, 20 de outubro de 2009

Yes Vegan


Inspirado no filme Yes Man (no Brasil: SIM SENHOR)


Carol estava deprimida. Não tinha ânimo para nada. Evitava as pessoas, não queria saber de festas, baladas ou qualquer outro programa. Era de casa para o trabalho, do trabalho para casa. Não atendia ao telefone. Vivia dando desculpas para os amigos. Até mesmo com a aparência, estava descuidada.
Um dia, depois de muito relutar, aceitou acompanhar uma amiga até o Bar Espaço Impróprio, onde aconteceria uma palestra sobre veganismo e degustação de comida vegana.
- Qual vai ser o cardápio? - quis saber Carol.
- Acho que vai ter uns lanches, uns salgados e doces.
- Hum... sei... Já vi que tô fu!
- Isso mesmo. Também vai ter tofu.
Chegaram no local no mesmo instante em que a palestra estava iniciando. Assim que se acomodaram, o orador começou:
- É um prazer estar aqui. Alguns rostos são amigos de longa data. Outros, conheço a pouco tempo. Mas, vejo que há, também, muita gente nova. E isso é bom. Sinal de que o veganismo vem despertando o interesse e atraindo mais pessoas. O intuito dessa conversa, acho que posso chamar assim, é falar sobre a filosofia do veganismo.
E discorreu o orador, por alguns minutos, sobre o veganismo, sua história, sua filosofia e suas vantagens. E concluiu com uma proposta, na verdade um desafio, a todos os presentes.
- Vou fazer uma proposta. Deste momento em diante, vocês prometem que vão experimentar o veganismo, vivenciá-lo com toda intensidade, e dizer "SIM" a toda oportunidade que se apresentar para conhecê-lo, estudá-lo, difundi-lo, enfim, colocá-lo em prática. Se vocês fizerem isso, tenho certeza que suas vidas mudarão radicalmente. Daqui um mês nos encontraremos de novo e desafio qualquer um a vir aqui, na frente, e me desmentir.
Carol não levou fé nas palavras do palestrante, mas pensou que, um mês, não custaria nada experimentar. Após, degustaram a comida vegana e ela gostou.
- Até que a comida vegana não é tão sem graça, como dizem por aí.
Um dos presentes avisou que no dia seguinte haveria uma panfletagem sobre veganismo e depois a galera toda iria até o Vegethus, participar do dia da pizza vegana.
Carol topou e assim deu início a sua jornada vegana.
Passado um mês, ela está de volta ao local onde tudo começou. Foi convidada a relatar suas experiências e impressões das últimas semanas.
- Quando cheguei aqui, confesso que estava um pouco desconfiada do veganismo. Para falar a verdade, estava descrente do mundo, das pessoas, da vida. Afinal, é tanta maldade, tanta injustiça, tanta hipocrisia que acabei me tornando cética em relação a tudo. Eu, simplesmente, deixava rolar. Não queria me dedicar a mais nada. Não queria assumir compromissos. Só queria saber da minha vida, cuidar de mim. Hoje, penso diferente. O "sim" ao veganismo mudou os meus conceitos. Aprendi o quanto é importante nosso papel de consumidor. A grande maioria das pessoas não sabe o poder que tem nas mãos e que esse poder gera responsabilidades. Temos que nos perguntar de onde vêm os produtos que consumimos, como eles são fabricados, quais os seus ingredientes e a quem eles beneficiam. Se o seu processo de fabricação não prejudica o meio ambiente, não utiliza de meios ilegais, não causa mal à sociedade. E não me refiro só aos produtos veganos, mas a todo e qualquer produto. Além disso, o veganismo também me trouxe paz, ao saber que todos os dias salvo vidas de animais indefesos, contribuo para um mundo melhor, cuido melhor do meu corpo e da minha mente. Tornei-me uma pessoa mais consciente e feliz. Nesses últimos dias, protestei em frente da embaixada da China e do McDonald's. Fiz panfletagens, fiquei trancada dentro de jaulas, enviei e-mails para autoridades, órgãos do governo e várias empresas. E não me sinto nem um pouco cansada. Pelo contrário, estou cada vez mais animada e disposta. Finalmente, sinto-me viva.
Todos aplaudiram e Carol não conseguia esconder sua emoção. Logo em seguida, aproveitando o entusiasmo que ela despertou em todos os presentes, um dos organizadores informou que no próximo fim-de-semana aconteceria uma manifestação contra o consumo de carne, na Avenida Paulista, e esperava contar com a presença de todos. A novidade do protesto era que todos deveriam ir quase nus, usando, apenas, folhas de alface.
- Nua? Só com folhas de alface? - hesitou Carol. Bem, se é em prol do veganismo, que seja.
- Não seja boba - disse sua amiga. Vai ser engraçado ver a cara das pessoas nos olhando.
- Tudo bem! Já fazia algum tempo, mesmo, que não me pediam para tirar a roupa.
E o fim-de-semana chegou. A manifestação causava confusão. As buzinas dos automóveis faziam o cortejo musical. Todos queriam ver o bando de pelados.
Carol caminhava junto a sua amiga quando um rapaz, que também estava participando do protesto, aproximou-se e começou a conversar com ela. Ficaram conversando durante quase todo o percurso. Ao final, ele perguntou se ela não gostaria de encontrar com ele mais tarde, para fazerem um programa e se conhecerem melhor. Ela lhe disse que prometera dizer sim a toda oportunidade que o veganismo lhe apresentasse. E aceitou.
- Amiga, me belisca - disse Carol.
- Não é preciso, eu também vi - respondeu sua amiga.
- De onde saiu esse deus grego?- perguntou Carol.
- O que ele estava usando era uma folha de bananeira? - redarguiu sua amiga.
E mais tarde eles se encontraram e novamente o poder do "sim" mudou a vida de Carol.
- Yes... yes... yes... yes vegan...isssmooooo...

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Marcha Mundial Pela PAZ e a NÃO-VIOLÊNCIA


A marcha começou! Com a proposta de criar consciência frente à perigosa situação mundial que atravessamos, marcada pela grande probabilidade de conflito nuclear, pelo armamentismo e pela violenta ocupação militar de territórios, foi lançada a Marcha Mundial pela PAZ e pela NÃO-VIOLÊNCIA .

AS PROPOSTAS DA MARCHA MUNDIAL

Para evitar a catástrofe atômica futura, devemos superar a violência hoje, exigindo:

• o desarmamento nuclear em nível mundial
• a retirada imediata das tropas invasoras dos territórios ocupados
• a redução progressiva e proporcional do armamento convencional
• a assinatura de tratados de não agressão entre países
• a renúncia dos governos a utilizar as guerras como meio para resolver conflitos

Urge criar consciência da Paz e do desarmamento. Mas é necessário também despertar a consciência da não-violência que nos permita rejeitar não somente a violência física, mas também toda forma de violência (econômica, racial, psicológica, religiosa, sexual, etc.). Esta nova sensibilidade pode se instalar e comover as estruturas sociais, abrindo caminho para a futura Nação Humana Universal.
Reivindicamos nosso direito de viver em paz e liberdade. Não se vive em liberdade quando se vive ameaçado.
A Marcha Mundial é um chamado para que todas as pessoas unam seus esforços e tomem em suas mãos a responsabilidade de mudar nosso mundo, superando sua violência pessoal, apoiando-se em seu âmbito mais próximo e até onde chegue sua influência.


NO BRASIL
A equipe principal da Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência estará no Brasil a partir de 16 de dezembro de 2009 e passará pelos seguintes pontos:
  • Recife/PE: 16 de dezembro
  • Salvador/BA: 17 de dezembro
  • Rio de Janeiro/RJ: 18 e 19 de dezembro
  • Parque Caucaia/SP: 20 de dezembro
  • São Paulo/SP: 20 e 21 de dezembro
Em São Paulo a EB se dividirá em duas, para posteriormente reunir-se em Buenos Aires. Uma parte fará o trajeto de Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Montevidéu, Buenos Aires e os outros São Paulo, Foz de Iguaçu, Assunção, Paraguai, Resistencia, Rosario, Buenos Aires.
  • 22 de dezembro –Curitiba/PR
  • 23 de dezembro – Foz do Iguaçu/RS
  • 24 de dezembro – Florianópolis/SC
  • 25 de dezembro – Porto Alegre/RS
  • 26 de dezembro – Canoas/RS
Confira a agenda, materiais para divulgação, vídeos, notícias, formas de colaborar e fazer adesão no site http://marchamundial.org.br/ .

Eu já fiz a minha inscrição. Faça também a sua e vamos todos participar!


terça-feira, 6 de outubro de 2009

O jeito de ser vegano

Em uma comunidade vegana, criada no site de relacionamento Orkut, foi aberto um fórum para discussão do seguinte tema: Uma pessoa que compra carne ou ração com carne para seus tutelados pode-se considerar vegana? São três as opções de resposta: 1) Sim. Explique. 2) Não. Explique. 3) Não sei, tenho dúvidas. Quais?
Um total de 42 pessoas votaram (até o dia 28/09/2009). O resultado era o seguinte:
Sim - 23 votos (54,7%).
Não - 15 votos - (35,8%).
Não sei - 4 votos (9,5%).
Como se pode notar, as opiniões estão bem divididas. Constata-se logo que, se essa divergência ocorre, ainda existem questões que precisam ser melhor discutidas e analisadas pela comunidade vegana.
Entre a maioria das respostas que optaram pelo "sim", a opção pelo veganismo é uma questão pessoal. Vegano é o tutor e não o tutelado. Nada deve ser imposto.
Já os que optaram pelo "não" acreditam que declarar-se vegano é não colaborar com a indústria da carne de forma alguma. Vegano é vegano e ponto final. O tutelado, se quiser comer carne, que se vire.
As "dúvidas", dos que optaram pela opção 3, em sua maioria, se referem à ração para os animais, principalmente sobre a qualidade nutricional da ração vegana.
Segundo um dos posts que está registrado no fórum:
"O veganismo é um passo além da dieta vegetariana. Motivados por ética e respeito aos direitos dos animais, os veganos não consomem ou utilizam qualquer tipo de produto de origem animal: carnes, leite e derivados, ovos, gelatina, couro, seda, peles, cosméticos testados em animais, não vão a circos com shows de animais, rodeios, etc. O vegano tenta evitar qualquer coisa, produto ou ação que tenha causado sofrimento desnecessário a um ser senciente, seja ele um animal humano ou não-humano. Definição extraída da comunidade Veganismo" (grifo meu).
Em outro post:
"Acho que veganos não contribuem de maneira alguma com o uso de animais [p/ qquer fim]" (grifo meu).
Os autores desses posts, usando de seu livre direito de opinar, optaram pelo não.
Mas, há casos e casos. Vejam o meu, por exemplo. Moro com a esposa e dois filhos. Todos éramos carnívoros. Éramos porque, há mais ou menos seis anos, decidi me tornar vegetariano. Na verdade, um ovo-lacto-vegetariano. Aí, fui me instruindo, informando, pesquisando (como já escrevi em meu perfil), e me tornei vegano (há quase três anos). Bom, vegano é como me defino.
Foi, então, que surgiu o problema. Em casa, só eu me tornei vegano. Os outros continuam carnívoros. A maior parte das despesas, incluindo as com alimentação, são pagas por mim. Vamos ao mercado e eu procuro comprar os produtos veganos. Verifico os ingredientes, a composição e, quando lembro, o fabricante. Minha esposa e filhos (estes, quando vão) enchem o carrinho com os produtos de sua preferência. Compram na seção de laticínios, no açougue, peixaria, leite, ovos e por aí vai. Não se importam com a composição, nem com os ingredientes. E, no final, sou eu quem paga a conta.
O dilema está posto. Se sou vegano, segundo a definição acima, não devo colaborar com a exploração animal. Por outro lado, tenho obrigações para com a família. O que fazer? Devo obrigá-los a seguir a minha ideologia? Impor a minha vontade? Fazer com que eles consumam os produtos que eu escolher? Devo reunir a família e comunicar: "A partir de hoje, nesta casa, só entra produto vegano. Quem quiser ficar, fique. Quem quiser ir, hasta la vista"?
Apesar do veganismo ser uma ideologia radical, isso me parece um excesso. Vamos supor a seguinte situação e fazer uma inversão de papéis. Muitos veganos moram com seus pais e dependem do sustento fornecido por estes. Pedem que seus pais comprem os produtos que querem consumir. Brigam pelos seus direitos. Então, eu pergunto: se para nós, veganos, o pai que é carnívoro tem obrigação de respeitar a opção do filho vegano, por que o pai vegano não deve respeitar a opção do filho carnívoro?
Vamos pensar em outra situação: uma pessoa trabalha em uma empresa, há alguns anos. De repente, resolve tornar-se vegano. Essa empresa, de alguma forma, colabora na exploração animal (Procter & Gamble, Reckitt Benckiser, Unilever ou outra qualquer). O que ela deve fazer? Pedir demissão e procurar outro emprego? Entrar na fila do seguro-desemprego?
Um vegano mais ortodoxo diria que, por ser consciente de todos os problemas e maus tratos causados aos animais e ao meio-ambiente, o pai vegano tem obrigação de advertir seus familiares, mostrar-lhes o que é correto e não cooperar com a indústria da morte. Tampouco um vegano deve trabalhar em uma empresa que produz ou comercializa produtos que foram testados em animais ou possuem algum ingrediente de origem animal.
É um ponto de vista. Deve ser respeitado, como todos os outros. Porém, como a maioria dos pontos de vista, ele é baseado em opiniões, que por sua vez são baseadas em valores. E é aí que está o x da questão. Os valores podem se apresentar de diferentes formas em cada pessoa. Família, amigos, experiências vividas e aprendizado adquirido ao longo do tempo, influenciam na formação do parecer que cada um faz a respeito de determinado assunto. Por exemplo, existem pessoas que são favoráveis à pena de morte. Há, também, pessoas que são favoráveis ao aborto, à eutanásia, à realização de pesquisa com presidiários, que fazem sexo por dinheiro, que acham natural o adultério. Há pessoas que são totalmente contra tudo isso. E há algumas que concordam, apenas, com alguns desses exemplos.
Há pessoas que acham correto comer carne. Principalmente, porque foram criadas assim. A imposição, a meu ver, em nada contribui na formação de um valor. Acredito que cada pessoa tem o seu tempo certo. O tempo certo para alcançar o discernimento necessário para avaliar, da melhor forma, essas questões e poder, realmente, distinguir o que é certo e o que é errado.
Por isso, penso que os critérios para se definir o vegano não devem ser tão restritos. Ao invés de usarmos os termos não contribui ou colabora, deveríamos, tão somente, usar não consomem ou utilizam, como aparece na definição da Comunidade Veganismo, segundo o post acima. E acrescentaria: não consumir, usar ou utilizar, nunca. Mas dialogar, informar e divulgar, sempre.
O artigo rendeu e nem falei sobre a alimentação dos animais. Mas isso vai ficar para um próximo artigo, porque esse tema também merece muitas considerações.